terça-feira, 22 de março de 2011

Pseudo-qualquer coisa

Esse semestre começou... tenso. O fato de não estar sob meu domínio os colegas que terei nas futuras disciplinas, me faz conviver com algumas pessoas que certamente eu evitaria se pudesse. Estudo Letras, como já disse uma centena de vezes, e numa universidade federal, o que eu também já disse; o que eu não disse é que 90% das pessoas que entraram no mesmo curso que eu, e na mesma universidade que eu, se acham "seres superiores". Aquele tipo de pessoa que acha que já viveu tudo, que já fez tudo, mas ainda cheira a leite, se é que vocês me entendem...
Não haveria nenhum problema de cruzar com essas pessoas pelos corredores ou até mesmo estar nas mesmas aulas que elas SE elas não se manifestassem. Contudo, o problema é que elas se manifestam. O tempo todo, demais, elas acham que são peritas nas disciplinas que ainda estão cursando.
Prepotente é pouco para alguns. Eles são tão intelectuais que já leram tudo de dostoiévski (que eu tive que pensar para não escrever errado). O que eles não sabem é que isso não significa nada.
Tem um cara que chega a ser ridículo, porque ele sabe mais de poesia do que o professor. Obvio, na "humilde" opinião dele. Só pra mencionar, uma outra colega pseudo-superior que tá no terceiro semestre, assim, exatamente como eu, e já tá em dúvida, se vai fazer mestrado em Portugal, ou não-sei-aonde. Cara, ela nem terminou a graduação!
Acho engraçado porque minhas amigas e eu somos normais, mas perto deles nós somos umas cabeças-ocas. Entre nós tem uma fã de Harry Potter, outra que gostou de Rebelde, uma que lê Crepúsculo, outra fã de desenho animado, e eu que além de maníaca por desenho animado, sou fã incondicional de Senhor dos anéis e Crônicas de Nárnia, que na opinião alheia, nem literatura é. Entretanto, penso que todas essa peculiaridades são normais, atire a primeira pedra quem não tem algo de singular.
Eu que tenho profunda admiração por pessoas que conhecem literatura, tenho asco daquela gente. Penso que mesmo cursando as mesmas coisas, sou "burra" na opinião deles, mas tenho amigos, não fico sozinha nos intervalos, não que seja crime isso, mas é triste. Apesar de ávida leitora, estudante, e bolsista da biblioteca, tenho vida, sei desfrutar do prazer da boa companhia, seja pra sentar num boteco no fim do dia e falar de tudo, ou pra dividir a vida.
Essa gente pseudo-cult não tem amigo, não tem vida, não tem contato social. Como diz a querida da Ellen, tô aqui pra socializar!  Larga um pouco dessa paranóia de ser o primeiro em tudo, de saber tudo de história, ou de poesia e vai ver gente! De que adiantará todo o conhecimento que os livros podem te trazer se tu não tiver experiêcias importantes: experiências de vida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário